sábado, 4 de abril de 2009

Interpretação de texto

Interpretando o texto

Observe e leia a História em quadrinhos:



INTERPRETANDO O TEXTO

1) Qual o título desta história?


2) O que o rapaz está fazendo para a moça?


3) Qual foi a reação dela?


4) Qual foi a reação de Chico Bento ao presenciar o que estava acontecendo com o casal?


5) Que idéia Chico Bento teve?


6) Qual foi a reação de Rosinha? Por que ela teve essa reação?

Gramática

7) Escreva três adjetivos apropriados para cada um dos substantivos abaixo:

a) jardim: ___________________________________
b) chapéu: __________________________________
c) borboleta: ________________________________
d) homem: __________________________________
e) mulher: ___________________________________
f) sapato: ___________________________________
g) coração: __________________________________


8) Descreva as características dos personagens:

a) Chico Bento:


b) Rosinha:


9) Forme uma frase para cada um dos adjetivos abaixo:

a) bonita e cheirosa


b) grande e azul


c) lindo e verde


d) alto e fino


10) Escreva uma história para os desenhos que você viu.
Não se esqueça da pontuação, diálogo, título e escrita correta das palavras.

Literatura


LOBATO E SUAS HISTÓRIAS
O VALOR DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO


Projeto elaborado por Sheylla Barbieri Pino, professora regente das séries iniciais do ensino fundamental, para ser realizado com os alunos da 3ª série.

1. INTRODUÇÃO

Dentro de nosso aspecto cultural brasileiro tornar-se-á claro e de uma riqueza enorme um pensamento da autora Ana Maria Machado: “Em dias de correria e globalização, às vezes sobra pouco tempo para brincar com os filhos ou sentar junto com as crianças e cantar com elas. Em muitas casas, o acalanto foi hoje definitivamente substituído pela televisão, e ponto final”. Na insegurança das grandes cidades, quase desapareceram as brincadeiras com a turma de amigos no quintal ou na calçada. Cada vez mais, as famílias vão deixando por conta da escola aquilo que antes era uma atividade naturalmente doméstica, uma forma simples de transmitir o folclore infantil, no aconchego das histórias ouvidas no colo.

OBJETIVO

- Conhecer a biografia de um dos maiores autores contemporâneos da literatura infantil, Monteiro Lobato;
- Despertar o prazer de viajar e descobrir a aplicabilidade dos ensinamentos contidos nas obras de Monteiro Lobato, desenvolvendo atitudes de vida, solidariedade e paz.

METODOLOGIA

Para a execução do projeto e com vista aos objetivos, serão realizadas atividades diversificadas:
- Apresentação da biografia de Monteiro Lobato – através de fragmentos de textos sobre a vida do autor;
- Para servir de incentivo a leitura e provocar para a curiosidade das crianças, confeccionar cartazes para apresentar os personagens de “O Sítio do Picapau Amarelo”. Os cartazes serão afixados na sala de aula e servirão para continuar o trabalho com as demais obras;
- Assistir a vídeos de “O Sítio do Picapau Amarelo”. A partir dos mesmos, os alunos poderão perceber a vida do autor, num sítio igual da história, e como podem ser as brincadeiras e aventuras num lugar assim, despertando a imaginação;
- Realizar a “Hora do Conto” em diferentes momentos onde o professor apresenta fragmentos das obras de Monteiro Lobato;
1 - O Saci – página 13 a 17 (O Saci)
2 - Narizinho Arrebitado – página 7 a 10 (Reinações de Narizinho)
3 - A Pílula Falante – página 18 a 21 (Reinações de Narizinho)
4 - O Nascimento de Visconde – página 45 a 49 (Reinações de Narizinho)
5 - O Casamento de Emília – página 49 a 51 (Reinações de Narizinho)
6 - O Casamento de Narizinho – página 53 a 63 (Reinações de Narizinho)
7 – E era onça mesmo – página 7 a 10 (Caçadas de Pedrinho)
Depois os alunos realizarão desenhos, dobraduras, pinturas e outros, que culminem na confecção de um livrinho;
- Confeccionar fantoches, brinquedos, etc., resgatando brincadeiras infantis, incentivando a criatividade e despertando o interesse pela própria criação;
- Realizar apresentações relacionadas aos personagens do “sítio do Picapau Amarelo”, através de dramatizações, danças, cantos, resgatando o folclore, músicas infantis e regionais, através de atitudes de respeito, visando valores, a autoconfiança, a auto-estima e a amizade entre todos;
- Confecção de uma “apostila”, contendo textos diversos sobre o tema, atividades de interpretação, produção de texto e gramática.

"Apostila" de atividades - Somente o início...









Caso queira conhecer por completo, entre em contato comigo pelo e-mail (profsheylla@yahoo.com.br)